Informações

Como conservar obras de Arte:

A conservação preventiva é a forma mais benéfica de manter obras de arte com grande valor histórico-cultural, sem precisar de grandes intervenções, preservando-se as características originais da obra por muito mais tempo e agregando valor ao objeto. Veja algumas dicas para conservar sua obra de arte.

1 - A umidade, direta ou indireta, provoca diversos danos, como dilatação do suporte, enfraquecimento da camada pictórica, surgimento de insetos e outros agentes biológicos. O aparecimento de fungos é causa direta da umidade e, esse problema, só se torna visível quando surgem manchas, exigindo um processo de restauração. Para evitar a deterioração, é preciso controlar a umidade, evitando variações, dando estabilidade ao ambiente da obra. Isso pode ser feito pelo controle de todo o ambiente, onde está o objeto ou pelo encapsulamento, criando-se um ambiente controlado apenas na parte interna da moldura. 

2 – Nunca deixe sua obra de arte exposta, diretamente, à luz solar ou luz artificial, pois os raios UV de ambas provocam amarelecimento das cores e envelhecimento acelerado do papel e demais materiais orgânicos, como vernizes, colas. Vidros e filmes com proteção UV são a melhor forma de solucionar esse problema, pois não reduzem a quantidade de luz visível e o tempo de exposição da obra. 

3 - A obra de arte deve permanecer longe de todo tipo de fontes de calor, como lareiras, velas, lâmpadas.

4 - Nunca utilize qualquer tipo de fita adesiva. Cuidado com o contato direto com papelão, madeira ou eucatex. Estes materiais causam manchas irreversíveis. 

5 - Não deixe poeira assentar sobre a obra. A limpeza deve ser feita periodicamente por um especialista em conservação e restauro. Passar apenas um pano para retirar o pó pode prejudicar muito sua obra de arte a longo prazo.

6 - Quando for transportar, tenha muito cuidado. Sempre utilize materiais para protegê-las de eventuais riscos, danos mecânicos, sujeira, etc. Procure utilizar plástico bolha, papel de seda ou espuma de nylon.

7 - Caso haja objetos que sofreram com fungos ou algum tipo de inseto, como cupins ou brocas, mantenha-o longe de sua obra de arte.

8 – Caso sua obra não seja encapsulada, procure mantê-la em paredes que não tenham contato com o exterior, nem possuam qualquer tipo de encanamento, por causa da alta umidade desses locais.

9 – Procure mantê-las em locais estáveis, onde umidade e temperatura não variem muito, nem sejam muito altas, e onde a ventilação seja possível.

10- Caso necessite de algum restauro, peça orientação e indicação.

AR Escritório de Arte
Fone: +55 11 2293-1997 de Segunda a sexta das 7:00 as 11:30 e das 13:00 as 17:00 horas.
Armando Landi Ramos - cel.: +55 11 98175.6373
contato@arescritoriodearte.com.br